Aqui no Brasil existe um ditado que diz que o ano só começa depois do Carnaval. E se tratando do mercado automotivo, há uma quebra nesse ditado, visto que dos grandes lançamentos para o ano de 2024, há pelo menos 20 EVs inéditos agendados para os próximos dias, ainda que a Audi já tenha se movido e dado o primeiro passo no mercado.
É fato que no ano de 2023 muitos carros elétricos bateram recordes de venda, com o volume de 2022 quase dobrando em 2023, foram 93.927 veículos emplacados (uma alta de 91%).
Considerando apenas os veículos 100% elétricos, o país registrou um número de 19.310 unidades vendidas do mês de janeiro a dezembro, uma alta de 56% em relação ao ano de 2022.
Ano Novo, promessas novas
Há até um “incentivo” para aqueles que ainda estão incertos na decisão de colocar um veículo elétrico na garagem. A chinesa BYD, que chegou com tudo no mercado no ano de 2023 com o seu modelo Dolphin e emplacando um total de 10,274 unidades, promete ampliar o seu espaço no Brasil trazendo o Dolphin Mini, no qual deve ser o carro elétrico mais acessível do país.
Porém, os consumidores podem esperar por novidades das grandes fabricantes como Chevrolet e Fiat, bem como modelos premium de empresas alemãs e sul coreanas e um novo conjunto de competidores chineses.
Carros elétricos que chegarão ao Brasil em 2024
Este calendário leva em consideração somente os modelos de carros elétricos inéditos, desconsiderando versões simples de modelos que já tiveram o seu lançamento.
Também é importante mencionar que a lista não está completa, visto que o total de novas unidades de carros elétricos a chegar no mercado com certeza será ampliado nas próximas semanas. Confira logo abaixo a lista dos carros elétricos programados para chegar no país em 2024:
Mês de Janeiro: Audi SQ8 Sportsback e-tron
A marca premium do Grupo Volkswagen “saiu na frente” com o SUV-Cupê esportivo, que traz consigo o modelo mais forte da marca aqui no Brasil pelo preço de R$ 834.990 ou R$ 850 mil (com retrovisores externos digitais). O SQ8 Sportsback e-tron possui três motores elétricos que combinados oferecem 503 cavalos de potência e um torque de 92,20 kgfm. O modelo promete ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos, com uma velocidade máxima limitada em 210 km/h.
Mês de Fevereiro: BYD Dolphin Mini
Para esquentar ainda mais o mercado que já presenciou a chegada do BYD Dolphin e GMW Ora 03, chega o momento daquele que é conhecido na China como Seagull, tendo sua estreia no dia 28 de fevereiro. De acordo com rumores, o BYD Dolphin Mini deverá ter uma versão com o valor abaixo da casa dos R$ 100 mil, para receber o título de hatch mais barato do Brasil. Se for cumprido, poderá ser eleito como o carro do ano.
Mês de Março: BMW i5
A mais nova geração do sedan grande premium Série 5 abre o ano de 2024 para a BMW no país. Além de sua rivalidade acirrada com a Mercedes-Benz Classe E, que carrega consigo tecnologia de ponta e conforto, a Série 5 da BMW chega com uma nova pegada sustentável, equipado com materiais reciclados e opção elétrica.
Mês de Abril: Seres 9
Esse SUV de porte médio chinês é fruto de um projeto da controladora da Seres (Dongfeng) juntamente com a gigante Huawei. Batizado de Auto M7 lá na China, o modelo vendeu mais de 100 mil unidades desde o mês de setembro. Aqui no Brasil, o modelo está previsto para chegar no mês de abril com seus 5,20 m de comprimento (comprando briga com SUVS de grande porte) e 2,82 m de entre-eixos (porte interno e medio), com um estilo que mistura Mitsubishi Pajero Sport com Volkswagen Tiguan.
Mês de Maio: Volvo EX3
O modelo de entrada da Volvo foi apresentado no ano de 2023, quando teve sua pré-venda inicial por um preço de R$ 219.900, mas só desembarca de fato agora em 2024.
Primeiro semestre
Kia EV9 GT Line
Tendo sua apresentação para a América Latina e Chile no mês de novembro, o modelo elétrico sul-coreano com porte para 7 passageiros ainda não possui suas versões e datas definidas, somente a janela ainda dentro do primeiro semestre. Sob fabricação da E-GMP, usa uma arquitetura elétrica de 800V e vem equipado com baterias de quarta geração que permitem o EV9 alimentar equipamentos e até uma casa, com 3,68 kW.
Seres 5 EVR
Mais um modelo da Dongfeng junto com a Huawei que iniciou suas reservas lá em 2023, será lançado somente este ano. O porte é médio e em sua configuração inicial virá equipado com um motor dianteiro e também com 4WD. Os preços ainda não foram definidos, mas devem ficar em torno dos R$ 400 mil.
Abarth 500E
O sub-compacto esportivo será o 3º da marca de performance da montadora italiana Fiat no país, depois de Abarth Pulse e Abarth Fastback. Eficiência é garantida pelo motor elétrico dianteiro que oferece 154 cv. Faixa de preço deve ficar acima dos R$ 300 mil.
Omoda/Jaecco
Uma nova investida no Brasil é preparada pela Chery Internacional (sem a participação da Caoa). Ambas são duas sub-marcas do grupo, que ainda deverão ser batizadas para o mercado brasileiro, mas que estão previstas para chegar na metade deste ano.
Segundo semestre
Audi Q6 e-tron
O 2º modelo da plataforma PPE, será como um “primo-irmão” do modelo Macan da Porsche. Além do Porsche, terá um porte parecido com o encontrado no Volkswagen ID.4 para enfrentar o Volvo XC40 e C40. O foco principal será no conforto e tecnologia de ponta, contando com três telas no painel e também com versões que rendem de 387 até 489 cv de potência.
BMW iX-2
A nova geração do X2 será lançada de forma global no mês de março, em ambas as configurações a combustão e elétrica. As duas versões serão importadas direto da Alemanha para o Brasil, ainda sem data definida.
Fiat E-Ducato Furgão
A chegada de uma nova geração do veículo utilitário é uma informação baseada em fontes do site Auto Segredos, como uma resposta da Fiat aos possíveis movimentos das principais rivais: Mercedes-Benz e Renault.
JAC Yiewi 3
A primeira fabricante chinesa com volume de vendas elevado no país também já possui seus planos para este ano. Já visto nas ruas de São Paulo, o novo hatch compacto elétrico possui faróis “conversando” com Mini Cooper, enquanto a sua traseira se assemelha ao Citroën C3 de geração anterior comercializado na Europa.
Kia EV6
O SUV-cupê é “irmão” do Ioniq 5 da Hyundai, sendo outro modelo da plataforma E-GMP. Lançado globalmente no ano de 2022, está em fase de testes e exibição no Brasil desde o início do ano passado. Seu lançamento deveria ter acontecido no final de 2023, porém isso não aconteceu. Segundo a Kia, o EV6 “será o primeiro de seis modelos a chegarem até o ano de 2026”.
Seres 9
Recebendo o nome de Aito M9 na China, a sua apresentação ao público aconteceu no mês de dezembro, e aqui no Brasil a sua chegada deve acontecer somente no final do ano. O Seres 9 possui 5,23 m de comprimento e mais 3,11 de entre-eixos. O visual dianteiro se assemelha aos modelos da BYD, como o SUV Song Plus, bem como o Model 3 da Tesla, enquanto a traseira do veículo é mais conservadora. O preço deve se manter na casa dos meio milhão de reais.
Volvo EX90
O SUV grande e luxuoso com acomodação para 7 pessoas construído sob a plataforma SPA2 também é mais um modelo atrasado mundialmente. O 1º modelo da marca a ser fabricado nos EUA, o EX90 poderá aposentar a linha do XC90. Será equipado com dois motores elétricos gerando uma potência combinada de 517 cv, torque superior a 92 kgfm e um complexo sistema de auxílio condutor, com sistemas autônomos de nível 3.
Gostou? Confira mais notícias no aSaber📰: