Notícias

Uber Adolescente: O que é e como usar essa nova funcionalidade?

O recurso permite que os parentes responsáveis acompanhem os pedidos de corrida para jovens de 12 até 17 anos de idade.

Foi liberada pela Uber neste dia 27 (terça-feira), a nova funcionalidade “Adolescentes” para usuários de todo o país. O recurso permite que os parentes responsáveis acompanhem os pedidos de corrida para jovens de 12 até 17 anos de idade. A função estava em fase de testes desde o mês de novembro do ano passado, com o seu funcionamento inicial somente em Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Santos, Vitória, Campinas, Cuiabá, Florianópolis, Sorocaba e São José dos Campos.

A Uber diz que a novidade foi implementada devido à demanda pela criação de uma alternativa segura para que os jovens pudessem se deslocar com segurança e supervisão. Em uma pesquisa levantada pela Uber nos Estados Unidos, a metade dos parentes responsáveis por adolescentes entrevistados relataram já ter tido de escolher entre levar os filhos a algum lugar e ir a um compromisso profissional. E neste mesmo levantamento foi mostrado que 40% dos jovens já deixaram de comparecer a algum evento ou participar de alguma atividade devido à falta de mobilidade. 

Como usar o Uber Adolescentes?

A função Uber Adolescentes funciona através da criação de uma conta no Perfil Familiar do app por um responsável, assim vinculando os perfis dos adolescentes. Você pode encontrar essa opção no menu “Conta”, acessando pela página inicial do app. Logo após, é só clicar na opção “Família” e enviar um convite aos participantes do grupo escolhendo os contatos disponíveis na agenda do celular.

Quando o jovem for convidado, ele receberá um link para que possa efetuar o download do aplicativo no celular, criar uma nova conta de adolescente e finalizar todo o processo obrigatório. Depois, ele poderá solicitar viagens por sua própria conta. Em uma viagem, o responsável poderá acompanhar todo o trajeto em tempo real, o tempo de chegada até o destino e também sendo possível a ligação para o motorista, caso haja necessidade.

Recursos de segurança do Uber Adolescentes

Esses recursos de segurança não podem ser desabilitados pelo adolescente, pelo motorista da Uber ou pelos seus responsáveis, pois eles são ativados por padrão para esse tipo de conta. Além do acompanhamento do trajeto em tempo real, as viagens com adolescentes também solicitam o uso do U-Código. Antes de um adolescente entrar em um veículo e seguir sua viagem, será necessário que o mesmo forneça ao motorista um código exclusivo para aquele trajeto. A viagem não poderá ser iniciada até que o código correto seja inserido.

Uma outra função padrão da função “Adolescentes” implementada pela Uber é o U-Ajuda. A empresa utiliza sensores e dados fornecidos pelo GPS para detectar uma possível alteração na rota, alguma parada inesperada ou se a corrida terminou mais cedo que o esperado. Caso alguma dessas situações aconteça, uma mensagem será enviada de forma automática pelo app para o adolescente e motorista para certificar se está tudo bem.

Também é possível ativar o U-Áudio. Como essa ferramenta é possível que o áudio da viagem seja gravado direto pelo aplicativo pelos usuários. Caso o recurso seja habilitado, todas as viagens que ele realizar serão gravadas de forma automática e criptografada no seu dispositivo. Ninguém poderá acessar as gravações, nem mesmo a Uber, a menos que o usuário que realizou a gravação decida registrar um tíquete ligado a segurança e anexar a gravação como evidência. Assim, o suporte da Uber, que possui a chave da criptografia, consegue ter acesso a gravação e todo seu conteúdo.

Gostou? Confira mais notícias no aSaber📰:

Rezvani Vengeance: O SUV que parece ter saído de um filme de ficção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo