Tecnologia

Gemini: Veja dez comandos para você usar agora no chatbot

É certo que com o Gemini existem diversas possibilidades para o seu uso, porém, é válido praticar e aprimorar suas interações com o chatbot.

Com o chatbot de Inteligência Artificial Generativa do Google Gemini é possível realizar diversas tarefas de acordo com as perguntas e instruções que forem oferecidas à ferramenta. É possível ir a fundo nos recursos potenciais do app com o envio de alguns comandos.

Os parâmetros podem ser apropriados para reproduzir resultados e soluções para as diversas áreas de conhecimento, como por exemplo, a elaboração de um treino, planejar uma aula, escrever um trecho de código de programação ou criar um planejamento com pontos estratégicos para o seu negócio.

10 comandos para você usar agora no Gemini

Confira abaixo uma lista com 10 comandos para você usar agora na Inteligência Artificial do Google Gemini:

  1. Escrever trechos de código

A IA generativa do Google consegue escrever trechos de códigos em várias linguagens de programação diferentes e que podem ser apropriadas segundo a sua necessidade. Veja abaixo:

“Crie um código em JavaScript de uma página de captura para uma campanha com o objetivo de captação de leads, com um formulário para inscrição contendo nome e e-mail para um evento relacionado a tecnologia”

  1. Descrição de vídeos e tags

O Gemini pode ajudar na criação de textos descritivos e inserção de tags nos vídeos. Basta informar o conteúdo do material a ser utilizado:

“Crie uma descrição e tags para o vídeo “Como utilizar o Gemini durante sua rotina de trabalho” de maneira otimizada para o (nome do canal) na plataforma YouTube”.

  1. Criação de e-mails profissionais

O Gemini também pode gerar textos bem otimizados para você destacar o seu trabalho e buscar novas possibilidades. Também é útil para a criação de uma carta de apresentação, que na grande maioria das vezes é solicitada pela empresa.

“Gere um e-mail pequeno, amigável e profissional para me apresentar como um designer de websites. Inclua estes pontos: Conhecimento em JavaScript, CSS, HTML e banco de dados, conhecimento em técnicas de SEO e amplo conhecimento nas tendências de design. Finalize com um pedido de retorno”.

  1. Planejamento de negócios

O Gemini também é capaz de oferecer soluções e sugestões de planos de ação para a criação de estratégias dentro de um modelo de negócio.

“Desenvolva um planejamento estratégico de marketing para uma empresa que está entrando no ramo de vendas de produtos de tecnologia”.

  1. Plano de estudos ou treino

Com o Gemini é possível definir metas e estruturar um plano de estudos ou treinos para ajudar você a atingir os seus objetivos.

“Crie um treino de hipertrofia para um mês de atividades físicas, dividindo os dias e grupos musculares, para um homem que pratica exercícios físicos regularmente há dois anos”.

  1. Roteiro de viagem

Também é possível criar roteiros de viagens baseados nas especificações informadas no campo de comando.

“Elabore um roteiro de uma viagem de 30 dias pela Europa, que inclua Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdã, com o mínimo de cinco dias em cada uma dessas cidades. Também sugira passeios em cada uma delas”.

  1. Criação de planilhas e tabelas

A IA do Google também pode gerar conteúdos dentro de tabelas, planilhas, checklists, cronogramas e entre outros diversos formados seguindo os parâmetros passados. Um exemplo é a montagem de uma planilha de controle de finanças da sua casa.

“Crie uma planilha com os gastos do mês com as contas recorrentes de uma casa onde moram um casal com três filhos”

  1. Envio de imagens

Você também pode enviar imagens para o Gemini e pedir para que a IA identifique todos os elementos, crie legendas para a foto e até mesmo crie memes para o conteúdo. Porém, até o momento, o recurso identifica apenas lugares, paisagens, atrações turísticas e animais.

“Gere um meme com essa foto”

  1. Jogos online

Quem não gosta de um jogo online? Pois no Gemini há jogos de perguntas e respostas, palavras cruzadas, jogos de cartas e até jogo de tabuleiro (que ainda é bem limitado). Peça as opções para o bot ou especifique um jogo para iniciar.

“Gemini, vamos jogar jogo da velha!”

  1. ASCII

O Gemini também pode criar desenhos de objetos ou animais por meio de códigos ASCII – o que gera artes com letras e números. Um exemplo:

“Crie a imagem de um peixe em código ASCII”.

Como escrever seus próprios comandos no Gemini?

É certo que com o Gemini existem diversas possibilidades para o seu uso, porém, é válido praticar e aprimorar suas interações com o chatbot. Lembre-se que quanto melhor a descrição do seu comando, melhor será a resposta da Inteligência Artificial. Aqui vão algumas dicas:

  • Seja bem específico no que quer;
  • Diga ao chatbot quem ele é para auxiliar nas respostas, como por exemplo: um assistente de marketing, um treinador de corrida ou um auxiliar de mídias sociais;
  • Dê o máximo de detalhes durante a explicação da estrutura da sua solicitação;
  • Se você não conseguir de primeira, não desista, o Gemini é capaz de gerar três rascunhos por resposta e sempre é possível pode pedir mais.

Gostou? Confira mais notícias no aSaber📰:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo